ESTACAS RAIZ E MICROESTACAS

ecoville000

ESTACAS RAIZ E MICROESTACAS

Primordialmente, esta solução foi criada para reforçar estruturas com problemas de recalques diferenciais e excessivos. A ideia consistia basicamente em fazer uma malha de estacas de pequeno diâmetro nas bases problemáticas das estruturas que estivessem sofrendo recalque para melhorar capacidade de suporte do leito aonde as edificações se apoiavam.

São estacas injetadas normalmente de pequeno diâmetro injetadas em vários estágios e com pressão. A pressão de ar comprimido é baixa, visando apenas à integridade da estaca. Para este capítulo, vamos nos prender mais às estacas-raiz.

A solução de fundação em estacas-raiz é possível para diferentes estruturas, entretanto é convenientemente utilizada na maioria das vezes como fundação para base de máquinas e equipamentos de alguma linha de produção de indústrias, torres de telecomunicações e reforço de fundações de estruturas já existentes. Elas admitem grandes profundidades e grandes inclinações, além de poderem ser utilizadas em solo e rocha, o que abrange sua área de influência como solução para as mais diversas hipóteses.

Como os equipamentos utilizados são de pequenas dimensões, estes também são utilizados em espaços pequenos e de acesso restrito, como bases de novas máquinas em indústrias em operação, além de não criar vibrações que possam interferir nos equipamentos em operação. Como é possível atingir grandes profundidades, mesmo em material de elevada competência, torna-se também uma solução interessante para absorver cargas de tração elevadas.

Suportam grandes cargas de compressão e de tração e podem atingir grandes profundidades, dependendo da disponibilidade dos equipamentos. Devido à sua versatilidade, este tipo de estaca pode ser executado tanto em solo quanto em rocha com a ferramenta adequada. Outro ponto favorável é a versatilidade do equipamento, podendo executar estacas com inclinações mais acentuadas do que as permitidas para outros processos, podendo inclusive se adaptar mais facilmente às exigências do local em que estão trabalhando, inclusive nos aspectos vibração e ruídos. Pode ser vantajosa a sua utilização para reforço de fundações para edificações históricas ou que não permitiriam outra solução com vibrações excessivas como a de reforço com trilhos ferroviários vista anteriormente.