Provas de Carga Estática e Ensaios de Carregamento Dinâmico são ensaios realizados em estacas com o objetivo de se medir a sua resistência e verificar sua qualidade e desempenho.
Provas de Carga Estática
As provas de carga estáticas são realizadas aplicando-se cargas em estágios, com o uso de um ou mais macacos hidráulicos e medindo-se os deslocamentos que a estaca sofre decorrente das cargas aplicadas. É esperado um tempo de estabilização destes deslocamentos antes da aplicação do carregamento seguinte. Obtém-se, desta forma, além da carga máxima suportada pela estaca (caso seja aplicada carga suficiente), a sua curva carga-recalque, com informações importantes a respeito da deformação da estaca na carga de trabalho. As cargas aplicadas pelo macaco são absorvidas por uma ou mais vigas de reação, ancoradas em estacas ou tirantes. Alternativamente, pode ser utilizada uma cargueira, sendo que esta prática está caindo em desuso.
Ensaios de Carregamento Dinâmico
Os ensaios de carregamento dinâmicos são realizados com o equipamento bate-estacas, instalando-se na estaca sensores conectados a um computador desenvolvido especificamente para este fim que medem a onda de compressão aplicada pelo martelo do mesmo, obtendo-se, desta forma, dados sobre a estaca, tais como as tensões de compressão e tração atuantes na estaca, a energia que é entregue à estaca (e consequentemente a eficiência do martelo), integridade do fuste da estaca e também dados de resistência do conjunto estaca-solo, podendo inclusive separar as parcelas de atrito lateral e resistência de ponta.