CRAVAÇÃO DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO

dsc06519

CRAVAÇÃO DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO

Fundações em estacas pré-moldadas de concreto, consistem basicamente na cravação do elemento estrutural, composto por concreto e aço montado e moldado previamente em indústria ou em canteiro de obra, no terreno de fundação para o qual foi projetado. Em sua maioria, essas estacas são cravadas por golpes de martelo de queda livre, martelo diesel ou martelo hidráulico, ou ainda cravação por prensagem ou por vibração.

Esta solução praticamente não tem restrições técnicas, podendo ser utilizadas desde em argilas moles até em areias compactas com a correta técnica empregada (no caso, a “lançagem”), em solos com a presença ou não de água ou mesmo em obras com lâminas d’água como em lagos, rios e baías.

Quanto aos tipos de estruturas, não há impedimento nenhum da solução em estacas pré-moldadas de concreto armado para os mais diversos tipos de obras, sendo empregadas em residências a grandes edifícios, caixas d’águas a complexos industriais, para pequenas cargas a grandes concentrações de esforços, para compressão e tração (desde que devidamente dimensionadas para tanto), em variadas seções de estacas, de pequenas profundidades (3 a 4 metros) a profundidades maiores do que 12 metros (utilizando-se estacas emendadas).

Por ser uma estaca fabricada em uma indústria, esse elemento pode ter um rígido controle tecnológico e de qualidade das matérias-primas, de suas dosagens. Conforme as necessidades de resistência do concreto, a dosagem pode ser reestudada para atender as necessidades específicas de uma obra, como concretos mais resistentes ou com adições específicas para uso em ambientes agressivos, por exemplo. Ele é válido no caso das armaduras, que podem ser dimensionadas para atender elevadas cargas de tração por exemplo.

Por fim, pode-se ao monitorar-se o seu comportamento no decorrer da cravação e pelas “negas” obtidas durante a cravação, controlando a homogeneidade do estaqueamento e possibilitando ao engenheiro geotécnico tomar as medidas corretivas, caso necessário, imediatamente.

Todavia, deve-se ter em mente que esta é uma solução que transmite vibração devido à percussão da estaca. Para utilizá-la é necessária uma avaliação das redondezas e da formação geológica na região da obra a ser estaqueada para dimensionar a solução de modo a não exceder certos níveis de vibração que venham a interferir em estruturas próximas.