Este é outro exemplo de solução de fundação de estacas cravadas por percussão. São estacas constituídas por perfis laminados ou soldados, tubos metálicos ou trilhos. As estacas metálicas são cravadas por meio de um equipamento “bate-estacas” e são emendadas através de solda de topo.
Geralmente é solução que admite grande capacidade de carga e, teoricamente, não têm limite para profundidades, podendo-se emendar vários elementos através de solda de topo, caracterizando um desperdício (perdas) mínimo. Fato favorável a estas estacas é que elas suportam muito bem esforços de flexão e tração, além do de compressão, tendendo a transmitir menos vibração ao terreno. Quanto ao terreno de fundação, esta solução consegue atravessar camadas altamente resistentes, tendo implicações negativas em solos talonares e com presença de matacões, podendo facilmente desviar a estaca ou mesmo entortá-la.
O procedimento executivo das estacas metálicas segue as linhas gerais do das estacas pré-moldadas de concreto, tendo-se que tomar cuidado com o prumo (verticalidade da estaca) para início de cravação e posteriormente conferindo-se esta verticalidade tantas vezes quantas forem necessárias durante sua cravação, principalmente ao realizar emendas na estaca. Para perfis/trilhos compostos, sua composição é feita a priori da cravação e, para profundidades maiores que os elementos ou no caso de reforço de fundações, a emenda soldada deverá ser feita de topo e é obrigatório e imprescindível o reforço desta junta através de talas metálicas para garantir a continuidade e não acarretar problemas futuros, nas cravações.