MELHORAMENTO DE SOLO COM INJEÇÃO DE CALDA DE CIMENTO

dicavalcanti003

MELHORAMENTO DE SOLO COM INJEÇÃO DE CALDA DE CIMENTO

Algumas obras possuem condições problemáticas de subsolo e, dependendo das características da obra, o tratamento do subsolo pode ser uma solução interessante.

A injeção de calda de cimento é utilizada em obras como as PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) para melhoramento do leito das barragens destas quando elas estão localizadas em local onde o subsolo consiste de rocha fraturada permeável. Para tanto, são feitas perfurações em pontos estratégicos e injetada grande quantidade de massa especialmente preparada para este fim de modo à argamassa se alastrar pelas fendas e preencher os vazios, evitando assim a fuga de água por baixo da barragem.

As injeções de calda de cimento podem ser utilizadas também para melhoria da resistência do solo e redução da sua compressibilidade, podendo ser feita como reforço de fundações diretas em locais onde seja inviável a execução de estacas.

Em rochas, normalmente o furo possui estabilidade e resistência que permitem que seja dispensado o tubo manchete e a bainha. Neste caso é preciso trabalhar com obturadores que permitam obturar o furo feito na rocha. Tais obturadores possuem diâmetros maiores que os obturadores para tubo manchetado. Normalmente trabalham-se com obturadores simples neste caso e os obturadores precisam ter uma capacidade maior de aumento de volume uma vez que a superfície do furo em rocha é mais irregular que os tubos de injeção dotados de válvulas.