ESTACAS ESCAVADAS MECANICAMENTE

arvale006

ESTACAS ESCAVADAS MECANICAMENTE

A CÉU ABERTO E COM FLUIDO ESTABILIZATE 

Também conhecida popularmente como “Estaca Broca Mecânica”, trata-se de uma solução boa e econômica nos casos em que as estacas fiquem acima do nível d’água do terreno ou o solo tenha uma estabilidade adequada e baixa permeabilidade a ponto de permitir a concretagem da estaca antes de um acúmulo de água no fuste aberto no solo (claro que para esta segunda situação é necessária atenção extrema para não se executar uma fundação deficiente), as estacas escavadas mecanicamente podem vir a ser, quando da sua viabilidade executiva, uma solução alternativa às estacas pré-moldadas de concreto armado e, sem qualquer dúvida, juntamente com estas correspondem à maioria absoluta das soluções de fundações profundas de nossa região.

Sua execução se dá através da perfuração da estaca com trado helicoidal, contínuo ou não, até a profundidade desejada, seguido da concretagem da estaca e colocação da armadura. Tanto a fase de perfuração quanto a concretagem têm suas singularidades executivas e merecem cada qual as suas os cuidados necessários. Na perfuração, é necessário estar atento à profundidade de projeto da estaca, pois uma maior profundidade pode representar um consumo excessivo de concreto e uma profundidade inferior à necessária pode ser insuficiente para suportar toda a carga a que a estaca estará sujeita, e também quanto à não-verticalidade da estaca, que representa, além de um erro grosseiro de execução, uma redução na capacidade de carga da estaca para resistir a cargas aplicadas verticalmente (como as cargas de compressão dos pilares).

Embora sejam viáveis como solução para as mais diversas estruturas e ações de carregamento (inclusive tração, com a armadura necessária), esta solução é impraticável em terrenos com solos muito moles (como em argilas orgânicas, por exemplo) e na presença de água em solos mais permeáveis e com baixa coesão como as areias. As profundidades e diâmetros das estacas ficam também limitados à potência do equipamento em questão e ao comprimento dos trados e hastes.

Caso o solo superficial apresente baixa estabilidade, melhorando em seguida, pode-se fazer o encamisamento do trecho superior, utilizado revestimento metálico recuperável. Caso a instabilidade continue até a ponta da estaca, pode ser preciso utilizar um fluido estabilizante (com bentonita ou polímero) para dar suporte às paredes e ao fundo da escavação. Com esse procedimento, pode-se executar estacas escavadas mesmo abaixo do nível d’água. Neste caso, por se tratar de estacas com diâmetros maiores, também são conhecidas popularmente como “Estações”.