Melhoramento de Solo com Injeção de Calda de Cimento2018-09-20T12:40:33+00:00

Project Description

Melhoramento de Solo com Injeção de Calda de Cimento

SOBRE O SERVIÇO

Algumas obras possuem condições problemáticas de subsolo e, dependendo das características da obra, o tratamento do subsolo pode ser uma solução interessante.

A injeção de calda de cimento é utilizada em obras como as PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) para melhoramento do leito das barragens destas quando elas estão localizadas em local onde o subsolo consiste de rocha fraturada permeável. Para tanto, são feitas perfurações em pontos estratégicos e injetada grande quantidade de argamassa especialmente preparada para este fim de modo à argamassa se alastrar pelas fendas e preencher os vazios, evitando assim a fuga de água por baixo da barragem.

Como a água que escaparia por entre as fendas subterrâneas representa um desperdício de energia que poderia ser produzida pela PCH, os serviços de injeção e melhoramento do leito destas evitam esta perda e muitas vezes torna viável a execução destas centrais hidrelétricas em locais que antes poderiam não suportar a instalação destas devido aos altos custos deste desperdício. Além disso, o fluxo de água por debaixo da barragem representa um risco para a estabilidade da mesma.

As injeções de calda de cimento podem ser utilizadas também para melhoria da resistência do solo e redução da sua compressibilidade, podendo ser feita como reforço de fundações diretas em locais onde seja inviável a execução de estacas.

A ENSOLO possui tecnologia para trabalhar com injeção de calda de cimento em solos e rochas. Em solos, normalmente é necessária a instalação de um tubo dotado de válvulas manchete, o qual é fixado ao terreno através da injeção de calda de cimento da bainha. A bainha possui a função de fazer a vedação em torno das válvulas, possibilitando a aplicação de pressões mais elevadas. A bainha rompe-se quando ocorre a abertura das válvulas, possibilitando a passagem da calda de cimento. Adotam-se obturadores duplos, que selecionam uma válvula por vez, realizando a injeção no ponto que se deseja.

Em rochas, normalmente o furo possui estabilidade e resistência que permitem que seja dispensado o tubo manchete e a bainha. Neste caso é preciso trabalhar com obturadores que permitam obturar o furo feito na rocha. Tais obturadores possuem diâmetros maiores que os obturadores para tubo manchetado. Normalmente trabalham-se com obturadores simples neste caso e os obturadores precisam ter uma capacidade maior de aumento de volume uma vez que a superfície do furo em rocha é mais irregular que os tubos de injeção dotados de válvulas.

QUERO CONTRATAR

COTAÇÃO SEM COMPROMISSO

Preencha este formulário, que entraremos em contato imediatamente

E-MAIL

ensolo@ensolo.com.br

ESCRITÓRIO

(41) 3667-3455

WHATSAPP

(41) 9 9996-5083

SEG. A SEXTA

Das 9:00 as 18:00hrs

E-MAIL

ensolo@ensolo.com.br

ESCRITÓRIO

(41) 3667-3455

WHATSAPP

(41) 9 9996-5083

SEG. A SEXTA

das 9:00as- 18:00hrs